terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uso de Tecnologias no Currículo

Atividade 4.4


                                                      Grupo as TIC’s do Altina.

Relato conforme o nosso ponto de vista:

    O Projeto “Produzindo um texto folclórico”, desenvolvido pela professora Meire Lúcia, da Escola Lucinda, está de acordo com a sua justificativa. Porém, com alunos do 2º ciclo, é possível ampliar os gêneros textuais, explorando mais a escrita de diferentes gêneros, contextualizando-os com as lendas e os personagens folclóricos. 
      Disciplinas que poderiam ser envolvidas:


Objetivos:
·         Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos (recontos).

Mudança: Estimular a produção escrita por meio da diversidade textual: 

2ª Etapa:
Discutir as semelhanças e diferenças e a riqueza da diversidade cultural brasileira, valorizando a cultura de cada região.

Adaptações: Dividiria a turma em grupos representando as 5 regiões brasileiras. Cada grupo pesquisaria: Danças, festas tradicionais, lendas, pratos, artesanato.

3ª Etapa:
 Ouvir, interpretar e recontar oralmente as histórias da Tia Nastácia disponíveis no software “Emília e as aventuras do folclore”, identificando os personagens folclóricos mais comuns das histórias brasileiras. 

Adaptações:  Por se tratar do 2º ciclo, apresentaria também outros vídeos com: 
Lendas menos comuns: O Boto, Vitória Régia, Iara, Boitatá. http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-video6/

Recursos:
Software “Emília e as Aventuras do Folclore.”
Blogger da escola: http//www.escolamunicipallucinda.blogspot.com.
Links para pesquisa e interação:

Adaptações: Os alunos poderiam usar o datashow na apresentação. O professor ajudaria os alunos a resumir o trabalho em tópicos (transparências). Cada grupo usaria a sua criatividade para enriquecer a apresentação: Dança, teatro, cartazes, etc.

Avaliação:
·   Elaborar um texto virtual no editor de textos do programa Wordpad, utilizando imagens do Software "Emília e as Aventuras do Folclore" ou armazenadas no arquivo "Minhas Imagens" do Computador.
·   Roda de Histórias: Socializar os textos com os colegas, contando as histórias escritas por eles.

Adaptações:  Apresentação da Pesquisa feita pelos grupos sobre as 5 regiões do Brasil, onde o professor deverá analisar:  Autonomia em relação à pesquisa, elaboração textual, análise ortográfica, trabalho em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário