sábado, 20 de outubro de 2012

Conceito de currículo


Atividade 4.7

     Currículo se refere à organização do trabalho na escola. Abrange atividades dentro e fora da sala de aula e que contribuem para o desenvolvimento dos alunos. É toda a ação pedagógica que se realiza na escola.
     As tecnologias contribuem ao desenvolvimento do currículo, na medida em que abre espaço para uma forma de aprender diferente, ampliando os conhecimentos dos alunos, que com o uso do computador, pesquisam, elaboram, trocam informações e aprendem muito mais. Pedro Demo aborda  a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável.             
     Acredito, assim como Pedro Demo em sua entrevista, que essa grande mudança começa com o professor que é a figura fundamental para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo.
     Desenvolver projetos no âmbito do currículo permite ao educador ultrapassar os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno. A partir da escolha de um tema, o aluno realiza pesquisas, investiga, registra dados, formula hipóteses, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento...” Pois como diz Demo, "para acompanhar as crianças", essa nova linguagem "o internetês" é mais uma habilidade que devemos entender e trabalhá-la em sala de aula de alguma forma com nossos alunos, não podemos negá-la, porém, isso não quer dizer que vamos abandonar o livro, gramática e tudo de mais tradicional, mas temos que nos adaptar a essa nova realidade, por que se tentarmos negá-la, é como remar contra a maré. 
     A aprendizagem é um processo contínuo tanto para o professor como para o aluno, vivemos em constante movimento. Então a linguagem também muda, se renova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário