terça-feira, 16 de outubro de 2012

Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

Atividade 4.2

     O uso da TIC na educação, tem como característica favorecer a representação do pensamento do aluno e levar o professor a promover situações de aprendizagem que exigem investigação, reflexão crítica, aprimoramento e transformação de sua prática.
     Essa atuação leva o professor a se desprender do livro didático, que passa a ser mais uma, entre outras, fontes de informações.
     Por meio da TIC, podemos refletir sobre o pensamento representado e reelaborá-lo. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Tereza,
    O uso das Tic’s realmente abre um leque de possibilidades para ajudar ao professor em suas aulas e permite ao aluno ser também sujeito neste processo à medida que ele pode sentir-se construtor deste conhecimento, interagir com seus pares e com eles também aprender.
    O professor não deve se sentir ameaçado mediante esta possibilidade mas perceber a sua importância enquanto orientador e mediador para que o aluno não se perca durante este processo em virtude da infinidade de informações disponíveis.

    Maria Helena do Nascimento Passos

    ResponderExcluir